Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Seminário discute novas estratégias para o movimento indígena no Vale do Javari



Indígenas do Vale do Javari voltam a se reunir para discutir movimento. Foto: Divulgação/Seind

Com o tema “Levantando Demandas, Discutindo Necessidades e Definindo Prioridades”, a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) promove no período de 27 a 30 deste mês, o Seminário dos Povos Indígenas do Vale do Javari. O evento vai reunir lideranças tradicionais, pajés, líderes de movimentos sociais, professores e representantes de órgãos como a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind).

As discussões estão previstas para ocorrer na sede da Frente de Proteção Etnoambiental do Vale do Javari (FPEAVJ/Funai), em função da “desarticulação do movimento frente aos problemas que encontra a política do estado brasileiro junto aos povos indígenas”, fato que levou os indígenas a se articular para a realização do seminário.

A participação da Seind está centrada no objetivo de apoio ao fortalecimento das organizações indígenas, cujas ações estão explícitas na câmara técnica “Qualidade de Vida dos Povos e Comunidades Indígenas do Amazonas: Reafirmando direitos e na perspectiva das territorialidades indígenas”, do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai). 

A expectativa é que sejam reunidas 80 lideranças tradicionais e definidas novas estratégias do movimento indígena naquela região do Estado.

O seminário deverá contar também com representantes de instituições como a Funai, Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Assistência Social (Seas), e Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), entre outras.

SERVIÇO
Seminário dos Povos Indígenas do Vale do Javari: “Levantando Demandas, Discutindo Necessidades e Definindo Prioridades.”
Quando: 27 a 30 de julho de 2013.
Onde: Frente de Proteção Etnoambiental do Vale do Javari (FPEAVJ/Funai). 
Horário: 8h30 às 17h.


PROGRAMAÇÃO:

Data
Horário
Atividade
Palestrante
27.07
           -
Recepção aos convidados

28.07
8h30 às 12h




















14h às 17h

Hino Nacional;
Leitura e aprovação da pauta;
Retrospectivas: Princípio do Movimento Indígena: “avanços e dificuldades na política sociocultural, território, sustentabilidade e problema social”;





Retrospectiva: 1) Atual política do movimento diante da situação dos indígenas (estratégia, política perante as mudanças política indigenista, acompanhamento dos problemas que afetam as comunidades com ações dos governos); 2) Novas perspectivas junto aos organismos (Governo, parceria e alianças); 3) Apresentação dos planos e projetos da associação voltados às comunidades;

4) Qual o papel da associação.

Clóvis Marubo e Jader Marubo.



















Clóvis Marubo, Beto, Jader, Eduardo, Caisuma, M.Moura, caciques.

29.07
8h30 às 12h

































14h às 17h



Retrospectiva: 1) Avaliação das representações indígenas: “Educação, Saúde, Casai, Funai, Seind, Seduc e seus avanços e dificuldades; 2) Movimento representativo (quais os papeis das associações, surgimentos de novas associações dentro e fora da região, o que devemos fazer);
Definições de fortalecimento da organização indígena do Vale do Javari (indicar novos conselheiros ou coordenadores regionais). 



 
Funai: 1) Plano de Gestão do Vale do Javari (quadro de servidores, CTLs, vigilância, etnodesenvolvi-mento, apoio às iniciativas etc.); 2) Grandes impactos (PEC 15, Código Florestal, Petrobras, Economia Verde, REED, Rio+20 e 169 da OIT);
Parceria com Estado (câmara técnica e órgãos parceiros: EB, PF e Ibama).


Clóvis, Jader, Jorge, Beto e Walciley.






























Bruno, Fabrício, Beto, Kurá, Clóvis e Bonifácio José (Seind), 


30.07
8h30 às 12h
Trabalho de grupo: 1) Como queremos que a Univaja deve  funcionar?;
2) O que a Univaja deve priorizar para melhorar a articulação nas aldeias?; 3) Como as associações devem melhorar e apoiar a articulação da Univaja na terra indígena?; 4) Como a Univaja deve trabalhar com os órgãos indigenistas e setores do governo (fiscalização, CTLs, iniciativas da associação, saúde, educação)? Quais ações da Univaja devem discutir e priorizar junto aos órgãos (sustentabilidade, capacitação, formação indígena, extração de látex de seringa, controle social)?   
Grupo por etnias presentes.


1)                     Sintetização dos grupos de trabalho que subsidirá para diretrizes do movimento; 2) Leitura e aprovação do documento final e avaliação e encerramento.
Lideranças presentes em plenários.
Fonte: Univaja e Seind

Nenhum comentário:

Postar um comentário